
A indignação dos metroviários da CBTU se deve ao fato da empresa haver apresentado o PCS sem o conhecimento dos trabalhadores, que desconhecem seu conteúdo.
Assembleia
No Recife haverá uma nova assembleia de trabalhadores no próximo dia 10, para decidir pela realização ou não da greve. O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) não descarta a continuidade do movimento caso a CBTU se recuse a apresentar o conteúdo dos planos.
Para o presidente do Sindmetro-PE, José Inocêncio, a empresa agiu de forma desleal, já que o sindicato e os trabalhadores vinham participando há cerca de dois anos da construção do plano.
Compromisso
Já em Belo Horizonte, o desembargador do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) que condenou a categoria pela última greve do dia 28/01, convocou o presidente da CBTU a apresentar as propostas aos trabalhadores e ao sindicato.
“Por conta desse compromisso, não vamos realizar nenhuma paralisação até o dia 11/2”, explica José Geraldo Alves, presidente do Sindmetro-BH.
Jogados para escanteio
No dia 28/01 os metroviários dos dois Estados já haviam realizado uma paralisação de 24 horas em protesto à atitude da CBTU, que apresentou ao Ministério do Planejamento uma proposta de reajuste do PES, sem o conhecimento categoria.
Tanto em Recife quando em Belo Horizonte, os sindicatos participaram das discussões do plano até determinado ponto. Quando houve impasse com relação à questão salarial, as entidades foram impedidas de acompanhar a finalização das propostas. Agora, lutam para garantir um resultado satisfatório para a categoria.